Senadores tomam posse neste sábado



Tomam posse neste sábado (1º), às 11h, no Plenário do Senado, os 54 senadores eleitos em outubro para um mandato de oito anos. Desse total, 40 cadeiras serão ocupadas por políticos que chegam pela primeira vez à Casa ou retornam depois de uma longa ausência, como o ex-vice-presidente da República Marco Maciel (PFL-PE) e o ex-governador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves (PMDB). Os 14 restantes conseguiram se reeleger, incluindo o atual presidente do Senado e do Congresso Nacional, Ramez Tebet (PMDB-MS).

Entre os novos senadores eleitos que tomam posse destacam-se oito ex-governadores, além de Garibaldi. São eles: Tasso Jereissati (PSDB-CE), João Capiberibe (PSB-AP), César Borges (PFL-BA), Roseana Sarney (PFL-MA), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), José Maranhão (PMDB-PB), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PMDB-PI).

O ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque (PT), eleito senador, foi indicado para ser ministro da Educação no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na sua vaga vai assumir o suplente Eurípedes de Camargo (PT-DF). Também já toma parte do governo Lula, como ministra do Meio Ambiente, a senadora reeleita para o segundo mandato Marina Silva (PT-AC). No lugar dela deverá assumir o suplente Sibá Machado (PT-AC).

QUEM RETORNA

Quem retorna à Casa, depois de renunciar ao mandato de senador no dia 31 de maio de 2001 para evitar um processo de cassação em virtude da suposta participação na violação do painel eletrônico do Senado, é Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), que por duas vezes foi presidente do Senado. Com ele, além de Marina Silva, que compõe o primeiro escalão do governo Lula, foram reeleitos para um segundo mandato consecutivo Renan Calheiros (PMDB-AL), Jefferson Péres (PDT-AM), Jonas Pinheiro (PFL-MT), Ramez Tebet (PMDB-MS), Osmar Dias (PDT-PR), Romero Jucá (PSDB-RR), Romeu Tuma (PFL-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Leomar Quintanilha (PFL-TO).

Para um terceiro mandato, foram reeleitos quatro senadores: Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), que conquistou o primeiro mandato em 1986, sendo por duas vezes reeleito, em 1994 e 2002, respectivamente; Gerson Camata (PMDB-ES), senador de 1987/1994 e reeleito para os períodos 1995/2003 e 2003/2011; Edison Lobão (PFL-MA), eleito pela primeira vez para o Senado em 1986, sendo reeleito em 1994 e em 2002, a exemplo de seu colega de partido, José Agripino (PFL-RN).

OS NOVATOS

Também tomarão parte da nova legislatura, que obteve uma renovação de quase 50%, políticos que disputaram pela primeira vez e venceram as eleições para o Senado, a exemplo dos médicos João Bosco Papaléo Paes (PTB-AP) e Augusto Affonso Botelho Neto (PDT-RR). Aloízio Mercadante (PT-SP), um dos principais formuladores do programa econômico do Partido dos Trabalhadores (PT), Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), ex-líder do governo Fernando Henrique Cardoso na Câmara dos Deputados, e Heráclito Fortes (PFL-PI), deputado federal por cinco legislaturas e ex-vice-presidente da Câmara, também fazem parte da nova composição do Senado.

Tomarão posse ainda como senadores os advogados Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), Duciomar Gomes da Costa (PSD-PA) e José Almeida Lima (PDT-SE), os empresários Paulo Octávio (PFL-DF) e João Batista de Jesus Ribeiro (PFL-TO), os jornalistas Hélio Calixto da Costa (PMDB-MG) e Sérgio Pedro Zambiasi (PTB-RS), além dos líderes religiosos Marcelo Bezerra Crivella (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que presidiu na Câmara a comissão parlamentar de inquérito (CPI) do narcotráfico.

A esses somam-se os engenheiros Efraim de Araújo Morais (PFL-PB) e Delcídio do Amaral Gomez (PT-MS), o promotor Demóstenes Lázaro Xavier Torres (PFL-GO), o professor Flávio José Arns (PT-PR), o economista Severino Sérgio Guerra (PSDB-PE) o ex-deputado e sindicalista Paulo Paim (PT-RS), além de Sérgio de Oliveira Cabral (PMDB-RJ), que por quatro mandatos consecutivos presidiu a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, e Leonel Arcângelo Pavan (PSDB-SC), ex-deputado federal e por três vezes prefeito da cidade catarinense de Camboriú.



31/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novos senadores tomam posse no sábado, primeiro de fevereiro

Senadores tomam posse

Dois senadores tomam posse

54 senadores tomam posse dia 1º de fevereiro

Novos senadores tomam posse

Senadores tomam posse em Plenário