Senadores vão à Itália conhecer Operação Mãos Limpas



Os senadores Magno Malta (PL-ES) e Sibá Machado (PT-AC) embarcam na noite desta terça-feira (22) para a Itália para conhecer em detalhes a Operação Mãos Limpas - ação de um grupo de magistrados de Milão que investigou casos de corrupção nas instituições públicas e financiamentos ilegais aos partidos. A viagem dos parlamentares foi autorizada por meio de ato da Mesa do Senado.

A Operação Mãos Limpas foi iniciada em fevereiro de 1992, a partir de informações concedidas pela ex-mulher de Mario Chiesa. Ela estava em litígio com o ex-marido por não estar recebendo a pensão alimentícia a que tinha direito. Integrante do Partido Socialista e presidente do Asilo Público para Idosos Pio Albergo Trivulzio, Chiesa foi flagrado ao receber propina de US$ 4 mil, paga por uma empresa favorecida na concorrência para limpeza do asilo.

Após os depoimentos de Chiesa e os documentos recolhidos no processo, o caso tomou grande dimensão na Itália e atraiu diversas outras denúncias. Foram envolvidos dois ex-prefeitos socialistas de Milão, amigos do ex-primeiro ministro Bettino Craxi. Também foram descobertos casos de corrupção nas obras do metrô e do aeroporto daquela cidade. As investigações levaram à dissolução do principal partido político italiano, o Democrata Cristão, no poder desde a Segunda Guerra Mundial.

- É importante buscar diferentes maneiras de investigar a corrupção, seja ela na arrecadação ou na lavagem de dinheiro. A Operação Mãos Limpas foi uma estrutura que deu certo e que deve ser copiada pelo Brasil - afirmou Magno Malta.



22/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon quer "operação mãos limpas" no Brasil, dez anos depois da Itália

Magno Malta anuncia que senadores vão à Itália examinar programa "Mãos Limpas"

Simon propõe operação judicial no estilo "Mãos Limpas", feita na Itália, para combater máfia das ambulâncias

"OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS" É LANÇADA NA CCJ

Simon lembra "Operação Mãos Limpas"

Mão Santa defende operação "mãos limpas" no Brasil