Simon lembra "Operação Mãos Limpas"



O depoimento dos magistrados italianos responsáveis pela -Operação Mãos Limpas-, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em 1997, foi lembrado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), ao comentar a necessidade de medidas urgentes para combater o crime organizado no Brasil.

- Desde aquela época alertávamos para a gravidade do problema que, atualmente, atingiu proporções de calamidade pública - destacou o senador, autor do convite aos magistrados.

Segundo Simon, que coordenou os debates com os procuradores Gherardo Colombo, Piercamillo Davigo e Francesco Greco, com a operação o Estado italiano conseguiu combater com eficiência a máfia e o crime organizado, que mantinham estreitas vinculações com o poder público.

Os depoimentos, que inspiraram projetos de lei e propostas de combate ao crime organizado em tramitação no Congresso, estão disponíveis para consulta na CCJ. A transcrição da reunião foi publicada pelo senador Pedro Simon na separata Operação Mãos Limpas - audiência pública com magistrados italianos .



28/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON LANÇARÁ PUBLICAÇÃO SOBRE OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS

Simon quer "operação mãos limpas" no Brasil, dez anos depois da Itália

Simon propõe operação judicial no estilo "Mãos Limpas", feita na Itália, para combater máfia das ambulâncias

"OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS" É LANÇADA NA CCJ

Senadores vão à Itália conhecer Operação Mãos Limpas

Mão Santa defende operação "mãos limpas" no Brasil