Senadores vão a Serra Pelada discutir problemas sociais



Dentro de 60 dias a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) pretende realizar um grande seminário na cidade de Curionópolis (PA), região onde se localiza o garimpo de Serra Pelada. Esse foi um dos encaminhamentos da audiência pública realizada nesta quinta-feira (18) na comissão.

O vice-presidente da CDH, senador José Nery (PSOL-PA), informou que o seminário servirá para a discussão e análise de ideias para que se organizem atividades econômicas alternativas à mineração ou garimpo para a população da região. Também serão avaliados os principais problemas e demandas dos habitantes em relação à educação, saúde, infraestrutura, respeito ao meio ambiente e capacitação tecnologia e profissional. José Nery adiantou que um dos principais problemas daquela região paraense é o grande número de hansenianos.

A CDH também irá acompanhar o desdobramento do impasse sobre quais entidades serão reconhecidas pela Justiça brasileira como aptas a fazer a exploração mineralógica em nome da comunidade garimpeira, segundo José Nery.



18/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ SERRA: CASSINO NÃO TRAZ DÓLARES E AUMENTA PROBLEMAS SOCIAIS

Senadores querem discutir problemas na atuação da Sudene

Cristovam lamenta ausência de senadores em Plenário para discutir os problemas nacionais

Lobão defende reabertura de Serra Pelada

Serra Pelada: 31 anos de disputas e violência

CDH debate divisão de riquezas de Serra Pelada