Senadores vão discutir prejuízos causados por acordos internacionais a produtos brasileiros



Em seu retorno aos trabalhos depois do recesso parlamentar, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado promove no dia 4 de agosto, uma quinta-feira, audiência pública para discutir a situação dos acordos internacionais que impactam diretamente nas cadeias produtivas do leite, arroz, trigo, carne e vinho.

A audiência, proposta por requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS), tem o objetivo de debater o que a senadora classifica como "assimetrias" do Mercosul. Enquanto vários países do bloco criam barreiras à importação de produtos brasileiros, o Brasil não costuma criar empecilho ao comércio de produtos da Argentina, por exemplo, que concorrem com os da agroindústria do Rio Grande do Sul. Para Ana Amélia, a postura de livre mercado do país estaria prejudicando produtores nacionais.

Para participar do encontro, foram convidados o ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel; o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Rodrigo Sant'anna Alvim; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli; o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani; e o presidente da Cooperativa Agropecuária & Industrial (Cotrijui), Carlos Domingos Polleto.

A audiência pública está marcada para as 8h30, na Sala 15 da Ala Alexandre Costa.



19/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores votam acordos internacionais, autorizações de empréstimos e indicações de novos embaixadores

Rodrigues relata prejuízos causados por engarrafamentos em São Paulo

Rosalba Ciarlini lamenta prejuízos causados pelas enchentes no RN

Delcídio fala sobre prejuízos causados por inundações no Pantanal

Defesa Civil vai a Soledade verificar prejuízos causados por granizo

Ivo Cassol alerta para prejuízos causados pela pesca predatória