Sérgio Cabral defende mais recursos para segurança pública no Rio de Janeiro
Em 2002, o estado do Rio de Janeiro recebeu 3,55% de um total de R$ 324 milhões em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), apesar dos índices alarmantes de violência. A afirmação foi feita pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) durante audiência pública com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, nesta quinta-feira (24). Cabral recebeu do ministro o compromisso de que para 2003 o governo federal deverá gastar cerca de R$ 400 milhões no Rio de Janeiro, ou 10% dos recursos do fundo.
- O Fundo Nacional de Segurança Pública funcionava como tesouraria à espera dos projetos estaduais, muitos deles meritórios, mas alguns fruto do lobby dos fabricantes de equipamentos. O fundo não destinava recursos dentro de um planejamento, mas de forma tópica, assistemática. O fundo será agora o gestor da implantação do nosso sistema único de segurança pública - explicou o ministro.
Sérgio Cabral demonstrou preocupação com a falta de estrutura da polícia federal no estado do Rio e com a inexistência de um cadastro nacional único para uso das polícias. O ministro disse que o governo está viabilizando um financiamento com o governo alemão para a implantação de um cadastro único. Outra preocupação do senador diz respeito ao tratamento aos usuários de droga e aos programas de proteção à testemunha.
- Estamos na idade da pedra no tratamento ao usuário das drogas - disse o senador, defensor de política dura para o tráfico e de descriminalização do uso.
24/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Zambiasi defende salários mais altos para os profissionais da segurança pública
Sérgio Cabral pede política federal de segurança pública
CABRAL PEDE DESTINAÇÃO MACIÇA DE RECURSOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
CCJ quer mais recursos para a segurança pública
BERNARDO CABRAL DEFENDE MAIS INVESTIMENTO EM RECURSOS HÍDRICOS
Diário Oficial publica repasse de recursos para mais dois municípios do Rio de Janeiro