Sérgio Cabral defende teto salarial e recuperação de benefícios do INSS



A instituição de um teto salarial para proventos de servidores ativos e inativos é uma das primeiras medidas a serem tomadas para resolver o problema do déficit da Previdência Social e das contas públicas, avaliou nesta quinta-feira o senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), durante o debate sobre a reforma da Previdência com o ministro Ricardo Berzoini. O senador salientou que a limitação de salários e benefícios no serviço público deve ser uma iniciativa conjunta dos chefes dos Três Poderes.

- A Emenda Constitucional nº 19 estabeleceu o teto por iniciativa conjunta dos Três Poderes. Não tenho ouvido do governo menção a esta questão. Persigo isso objetivando a economia dos recursos públicos - disse Sérgio Cabral.

Em resposta, o ministro garantiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve procurar os chefes do Executivo e do Legislativo para tratar do assunto, -que é um desejo da sociedade-.

Sérgio Cabral também manifestou preocupação com a defasagem dos proventos dos aposentados e pensionistas do INSS, que perderam, por medida tomada em 1991, o direito à vinculação dos benefícios ao valor do salário mínimo.

- Quando se vai eliminar a injustiça cometida pelo governo Collor e pelo Congresso Nacional, que desvinculou [os benefícios] ao reajuste do salário mínimo? A revisão desta medida não vai provocar certamente 10% da sangria provocada pela aposentadoria do setor público - argumentou.

O senador afirmou ainda que a reforma deve se pautar por aspectos humanos e não meramente financeiros.

- A razão de a reforma não ter avançando no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso é que os gestores olhavam mais para os números do que para questão humana - disse.



20/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Cabral critica INSS por cortar benefícios de idosos e Tião Viana dá explicações

Sérgio Cabral defende proposta que fixa novo teto para Previdência

Sarney elogia revisão do teto dos benefícios do INSS

Sérgio Cabral quer que INSS forneça informações periódicas aos segurados

Maria do Rosário defende teto salarial para servidores

Renan defende definição de um teto salarial para os três Poderes