Sarney elogia revisão do teto dos benefícios do INSS
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), elogiou nesta quarta-feira( 13) a inclusão, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, de proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) que prevê aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo. Também foi elogiado por Sarney o anúncio de que o Governo vai pagar a revisão do teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a partir de setembro.
De acordo com o Ministério da Previdência, serão reajustados 117.135 benefícios ativos. Cálculos da Advocacia-Geral da União (AGU) apontam que o aumento médio no benefício será de R$ 184,86.
- O que é bom é que votamos na LDO o aumento com o índice de inflação para os aposentados que ganham até um salário mínimo. Enquanto a Europa está vivendo um momento de acabar com o estado social de direito, nós aqui no Brasil estamos na direção contrária, estamos assegurando ao povo direitos sociais - argumentou.
A decisão do Governo foi tomada em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que deveria haver uma revisão do teto para todos os beneficiários que começaram a receber o pagamento do INSS a partir de 1988 e não tiveram reajuste incorporado ao salário. Na avaliação de Sarney, casos desse tipo podem ser solucionados mais rapidamente pelo Terceiro Pacto Republicano.
- Estamos trabalhando com o presidente do STF para acelerar todas as medidas incluídas no Pacto Republicano - disse.
O 3º Pacto Republicano é um esforço conjunto dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para aprovar mais rapidamente projetos de lei considerados benéficos para o Judiciário.
13/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Cabral defende teto salarial e recuperação de benefícios do INSS
Eduardo pede ampliação de prazo para revisão de benefícios do INSS
Paim pede a Berzoini prazo maior para revisão de benefícios do INSS
Sarney elogia revisão de tarifa de Itaipu
Pagamento da revisão do teto das aposentadorias será antecipado
Previdência vai pagar revisão de teto de aposentados e pensionistas em parcela única