Sérgio Cabral quer isenção bancária para aposentados que ganhem até um salário mínimo
Projeto (PLS 173/2004) apresentado pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) determina a isenção de taxas bancárias para aposentados da Previdência Social que ganhem até o valor equivalente a um salário mínimo. O projeto, que modifica o Estatuto do Idoso, aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Em sua justificação, Sérgio Cabral lembra que os bancos emprestam o dinheiro depositado pelos correntistas a taxas de juros que alcançam 10% ao mês. Além dos juros, os bancos cobram também taxas por seus serviços, o que levou o setor a auferir lucratividade recorde nos últimos anos.
Para o parlamentar, é preciso obrigar os bancos a dar sua cota de colaboração para a melhoria da situação econômica dos aposentados que recebem até um salário mínimo. A forma por ele vislumbrada é isentar esses aposentados de todas as taxas bancárias cobradas das instituições financeiras, privadas ou públicas, de seus correntistas. De acordo com Sérgio Cabral, -a prática dessa cobrança faz com que se torne ainda menor o já pequeno valor que esses brasileiros recebem a título de aposentadoria-.
28/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Cabral: "É uma covardia o que vão fazer com os aposentados"
Sérgio Machado diz que há recursos para o salário mínimo de R$ 240 em 2003
Paim apresenta emenda à LDO para estender aumento real do salário mínimo aos aposentados
Suplicy defende aumento real para aposentados que ganham acima do salário mínimo
Aposentados querem reajustes iguais aos do salário mínimo
Sérgio Cabral quer "habeas corpus" para jornalista americano