Sérgio Petecão manifesta decepção com novo adiamento de votação sobre fuso horário do Acre




Após mais um adiamento da votação do projeto de lei que regulamenta a volta do fuso horário original ao estado do Acre, o senador Sérgio Petecão (PMN-AC) disse em Plenário nesta terça-feira (24) que está muito decepcionado por alguns senadores não darem a importância que o assunto tem para o povo daquele estado. Ele assinalou que vários parlamentares não entendem porque o presidente do Congresso Nacional, José Sarney, não homologou o referendo, realizado em outubro de 2010, em que os acreanos decidiram pelo retorno ao fuso horário original.

- Mas, infelizmente, eu não sei quais são os interesses por trás disso - declarou.

Sérgio Petecão relatou que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) lhe disse que não é praxe na Casa a prorrogação de uma decisão como nesse caso. Ele reiterou que o povo do Acre foi às urnas e optou pelo horário em que quer viver - compatível com a distância do estado até Brasília - e que, no regime democrático, não existe instrumento mais importante que o referendo.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse, em aparte, que pela segunda vez tentou levar à votação o projeto do fuso horário em reunião conjunta de três comissões. Na primeira tentativa houve questionamento de senadores do Amazonas e do Pará e o relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), ficou retido no aeroporto. A segunda tentativa ocorreu na manhã de hoje (24), mas foi adiada a votação porque o relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), não chegou a tempo. A votação foi transferida para a próxima terça-feira (31), a partir das 9h30.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) reforçou que a população do Acre já decidiu. Ele propôs que, quando se tratar de mudar fuso horário, a população seja consultada a população que terá de viver com a alteração. O senador Ivo Cassol (PP-RO) disse que a vontade popular tem de prevalecer e adiantou seu voto favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O senador Aníbal Diniz (PT-AC), por sua vez, afirmou que a vontade do povo está sendo respeitada que se passou a ideia equivocada de que bastaria o referendo para resolver automaticamente a situação, mas a regulamentação ainda seria necessária.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Petecão cobra solução de impasse sobre fuso horário do Acre

Sérgio Petecão reclama volta do antigo fuso horário do Acre

Sérgio Petecão pede apoio para mudança de fuso horário no Acre

Sérgio Petecão pede que CCJ aprove a volta do antigo fuso horário do Acre

Sérgio Petecão pede tramitação rápida do projeto que muda fuso-horário no Acre

Sérgio Petecão pede para a presidente Dilma 'devolver o fuso horário do povo do Acre'