Sérgio Souza aponta avanços nos vetos e no voto aberto



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou nesta quarta-feira (18) que o Congresso Nacional resolveu neste ano "um problema de décadas", que impedia a conclusão do processo legislativo: a apreciação dos vetos presidenciais a projetos aprovados nas duas Casas. Em discurso no Plenário, Souza lembrou que, a partir dessa decisão, os novos vetos passaram a ser analisados em 30 dias.

Em 2013, como lembrou o parlamentar, o Congresso Nacional já realizou três sessões com a finalidade exclusiva de apreciação de vetos presidenciais. A última, observou o senador, pode ser considerada histórica, por ter sido usado o voto aberto, "um dos grandes anseios da sociedade brasileira".

Souza registrou que, ao relatar a Proposta de Emenda à Constituição 43/2013, participou efetivamente do processo que tornou mais transparentes as deliberações do Legislativo. Sua intenção como relator era abrir todas as votações do Parlamento, o que não aconteceu porque algumas deliberações ainda se darão pelo voto secreto.

– Entretanto, reconheço como um grande avanço na democracia do Brasil o passo que já demos: o voto aberto para a cassação de parlamentares e apreciação de vetos – disse ele.



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza vê dificuldade de aprovação da PEC do voto aberto sem mudanças

Sérgio Souza defende o voto aberto em todas as decisões do Legislativo

Sérgio Souza vê dificuldade de consenso sobre voto aberto amplo

Sérgio Souza cobra apreciação rápida da PEC do Voto Aberto pelo Plenário

Vídeo | Indicado relator, Sérgio Souza diz que apoia voto aberto em todas as votações

Sérgio Souza propõe novo rito para análise de vetos presidenciais