Sérgio Souza aponta deficiências que impedem o Brasil de ser competitivo



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou nesta quinta-feira (22) que o Brasil não está conseguindo acompanhar o nível de competitividade de outros países emergentes, como China e Índia, no mercado mundial. Na avaliação do parlamentar, o Brasil precisa resolver três grandes questões para poder deslanchar no competitivo mercado internacional: diminuir a burocracia e a corrupção, reduzir a carga tributária e aperfeiçoar o transporte de cargas.

- Se não acordarmos, não vamos nos tornar competitivos o suficiente para competir com países como a China, como os tigres asiáticos – disse.

Sérgio Souza também chamou atenção para o ainda alto preço da energia elétrica no país, o que aumenta os custos da indústria e do agronegócio, por exemplo.

O senador disse que a produção nacional precisa de mais e melhores meios de escoamento, principalmente para ampliar e tornar as exportações mais lucrativas para o país. Melhoria de portos, aeroportos, rodovias e interligação dos modais de transporte são medidas necessárias e importantes, na opinião de Sérgio Souza, mas ele frisa que uma das prioridades precisa ser o transporte ferroviário.

- Temos que otimizar as ferrovias como um instrumento de modal de transportes para baratearmos o custo do transporte, que é um dos itens que impactam diretamente no custo Brasil – afirmou.



22/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Burocracia e portos ineficientes impedem o Brasil de ser mais competitivo, afirmam debatedores

Sérgio Souza aponta prejuízos da seca na região Sul

Sérgio Souza aponta encolhimento do PMDB no Paraná

Sérgio Souza aponta avanços nos vetos e no voto aberto

Sérgio Souza aponta crise de representação política no país

Sérgio Souza presta homenagem à Marinha do Brasil