Sérgio Souza comenta série de reportagens sobre crimes em Curitiba
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) parabenizou o jornal Gazeta do Povo pela série de reportagens intitulada "Crime sem castigo", com a análise de mil dos 5.806 homicídios cometidos em Curitiba nos últimos dez anos.
Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o parlamentar afirmou que, de acordo com as reportagens, a prova técnica não aparece em 81% dos mil inquéritos analisados. Em mais da metade deles (50,4%) não havia laudo sobre o local do crime. Já o laudo de necropsia, que serve para determinar a causa da morte, estava ausente em 11% deles. Em média, a polícia científica demora quatro meses para redigir um laudo como este.
Como resultado, em apenas 4% dos 5.806 casos houve condenação. Um a cada 23 casos. A série de reportagens constatou ser mais fácil um homicida morrer do que ser condenado. Em 2010, a Justiça condenou 28 pessoas por assassinatos cometidos em Curitiba. Mas, no mesmo ano, 54 acusados foram mortos nas ruas.
Os homicídios têm data e local para ocorrerem. Mais da metade das mortes (55%) ocorreram de sexta a domingo. Quase a metade, concentrada em 176 das mais de 8 mil ruas da capital paranaense.
Curitiba, com 1,8 milhão de habitantes, teve, em 2011, 685 homicídios, mais do que os 665 cometidos em toda a França, que tem 65 milhões de habitantes. A taxa francesa de elucidação dos crimes chega a 80%, enquanto a curitibana está abaixo de 20%.
Dos mil casos analisados, 582 envolviam usuários ou traficantes de drogas, ou 56,2% do total. O senador pediu a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 763/2011, de sua autoria, que, entre outras coisas, torna o consumo de drogas um agravante na condenação por outros crimes.
13/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza lamenta violência e impunidade em Curitiba
TV Brasil lança série de reportagens sobre o carnaval
Sérgio Souza comenta crise na Síria
TV Senado apresenta série de reportagens sobre diabetes neste fim de semana
Sérgio Souza comenta prejuízos com problemas climáticos no Paraná
Rádio Senado transmite série de reportagens sobre a renúncia de Jânio Quadros