Sérgio Souza lamenta violência e impunidade em Curitiba



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comentou, nesta terça-feira (6), a série de reportagens publicadas pelo jornal Gazeta do Povo, que revelam o alto índice de violência e a evidente impunidade dos criminosos na capital de Curitiba (PR).

De acordo com as reportagens citadas por Sérgio Souza, Curitiba teve 5.806 homicídios entre 2004 e 2013, mas somente 1.314 chegaram até o Poder Judiciário na forma de ação penal.

- Isso quer dizer que 4.492 casos de assassinatos ocorridos em nove anos no estado do Paraná estão sem solução. Em outras palavras, o índice dos casos que chega à Justiça é tão somente de 23% – afirmou.

A fim de comparar a situação de Curitiba com a de outros países, Sérgio Souza citou dados da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública do Brasil (Enasp) que mostram que o porcentual de resolução desse tipo de crime chega a 65% nos Estados Unidos, 80% na França e 90% no Reino Unido.

- Fica evidente a sensação de impunidade na população e, pior do que isso, a mensagem transmitida aos assassinos é de que as chances de serem presos são reduzidas o que, usualmente, se transforma no incentivo à prática de novos delitos de gravidade semelhante – disse.

O senador explicou que o jornal analisou, ao longo de 18 meses, inquéritos policiais e processos penais referentes a mil assassinatos cometidos na capital. Ele informou que, após o homicídio, a polícia civil leva em média três meses para a instalação do inquérito e para ouvir a primeira testemunha, tempo que, para o senador, pode ser decisivo para o insucesso de uma investigação.

O parlamentar acrescentou que o levantamento feito pelo jornal mostra, além da lentidão na busca por testemunhas, a falta de capacidade para analisar provas e a falta de estrutura humana e de equipamentos das autoridades policiais.

- A verdade é que, muitas vezes, pequenas falhas podem comprometer toda a investigação de um assassinato e, neste contexto, foram apresentadas pelo jornal nove situações que demonstram problemas que dificultam a conclusão dos mil processos analisados – disse.



06/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza comenta série de reportagens sobre crimes em Curitiba

Sérgio Souza lamenta morte de mais um índio no MS

Sérgio Souza diz ser necessário coibir as causas da violência

Sergio Souza lamenta corte de todas as emendas parlamentares no Orçamento da União

Sérgio Souza exalta trabalho da CPI que investigou violência contra a mulher

Sérgio Souza defende desarmamento para evitar tragédias e reduzir violência