Sérgio Souza defende votação do marco regulatório dos biocombustíveis



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) afirmou, nesta quarta-feira (20), que espera para este ano a votação do marco regulatório dos biocombustíveis. O parlamentar é relator do projeto (PLS 219/2010) que tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Em pronunciamento no Plenário, ele enalteceu o Brasil pela utilização de combustíveis renováveis, especialmente o biodiesel e o etanol.

O senador, que também foi presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, alertou para a necessidade de a humanidade "redefinir padrões de geração de energia, de consumo, do uso e até da produção de alimentos".

Sérgio Souza ressaltou que o Brasil é um dos principais produtores mundiais de etanol em termos de volume. O etanol brasileiro, à base da cana de açúcar, foi classificado como avançado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) para o atendimento das metas de sustentabilidade, destacou o senador.

- Além do etanol, o Brasil também pode se orgulhar do seu programa nacional de biodiesel, que após quase uma década de existência já demonstra grande sucesso do ponto de vista econômico, social e ambiental - comemorou.

O senador lembrou que desde 2010 a frota de veículos a diesel no Brasil utiliza 5% de biodiesel. Segundo ele, a indústria nacional tem capacidade instalada para aumentar essa mistura e citou a experiência de Curitiba, capital do Paraná, onde ônibus já usam 100% de biocombustível.

O parlamentar também relacionou alguns produtos em teste, caso do bioquerosene, já usado em voo experimental de avião comercial. Além disso, citou como nova aposta o etanol de segunda geração, produzido a partir de biomassa de bagaço da cana de açúcar, em Alagoas.

- Vamos dobrar a produção de etanol nos próximos oito anos no Brasil, e o etanol de segunda geração é um dos fatores que mais vai impactar nesta produção - afirmou.



20/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório defende marco regulatório para a produção de biocombustíveis

CI apresenta marco regulatório para biocombustíveis

Comissão apresenta projeto de marco regulatório dos biocombustíveis

Marco regulatório dos biocombustíveis é discutido por senadores e especialistas

Especialistas concordam com necessidade de marco regulatório para biocombustíveis

Grupo de trabalho vai discutir marco regulatório para os biocombustíveis