João Tenório defende marco regulatório para a produção de biocombustíveis
Em pronunciamento nesta quarta-feira (11), o senador João Tenório (PSDB-AL), presidente da Subcomissão Permanente de Biocombustíveis da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CMA), sustentou a necessidade da criação de um marco regulatório para a produção de biocombustíveis , visando equilibrar esta produção com a de alimentos, "de modo a contribuir na alimentação dos brasileiros e dos demais povos, garantindo a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor no país".
Dessa forma, observou, estaria o país respondendo a críticas dos países protecionistas e também dos grandes produtores de petróleo e derivados, ao programa brasileiro de produção de energia alternativa baseada no etanol da cana-de-açúcar. Segundo essas críticas, o Brasil estaria utilizando sua área agricultável destinada à produção de alimentos pela plantação de cana-de-açúcar e de outros vegetais, para produção do etanol e de biocombustíveis diversos.
João Tenório, que integrou a delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, há poucos dias, argumentou que a medida é fundamental para inserir de vez o Brasil no quadro dos países que mais contribuem para a alimentação no mundo.
Ao relatar a participação do Brasil na conferência da FAO, João Tenório lamentou que nenhuma grande decisão visando uma solução para a crise de alimentos ou sugestão contrária à manutenção de ações protecionistas tivesse sido tomada naquele encontro. Por outro lado, considerou satisfatórias as explanações dos diplomatas e dos técnicos brasileiros a respeito do programa de biocombustíveis implantado no país.
- Além de responder com fundamentos cada uma das acusações infundadas feitas aos biocombustíveis, o diretor do Departamento de Energia do Itamaraty, ministro André Aranha Corrêa do Lago, registrou nossa discordância quanto às políticas protecionistas, identificando, assim, as reais causas que afetam o mercado mundial de alimentos - disse.11/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Tenório defende produção de biocombustíveis em debate com deputados alemães
João Tenório propõe subsídios para produção de biocombustíveis
Sérgio Souza defende votação do marco regulatório dos biocombustíveis
João Tenório defende produção de etanol
CI apresenta marco regulatório para biocombustíveis
João Pedro defende alterações no marco regulatório do petróleo