Sérgio Souza destaca sistema do Exército de monitoramento de fronteiras
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (20), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), programa do Exército Brasileiro criado para monitorar áreas de fronteira. O senador afirmou que que o Sisfron - considerado o maior sistema de vigilância de fronteiras em fase de implementação no planeta - é uma importante ferramenta para combater delitos fronteiriços e garantir a segurança nacional.
Sérgio Souza explicou que o programa tem, entre seus objetivos, garantir um fluxo melhor de dados, responder às ameaças externas e facilitar a tomada de decisões. Conforme informou o senador, os meios do Sisfron serão desdobrados ao longo dos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras do Brasil. O projeto piloto foi iniciado na região de Dourados (MS).
O senador lembrou que a América Latina e o Caribe registram altos índices de violência relacionada ao tráfico de drogas. Essa situação, assinalou, tem a ver com a “porosidade” das fronteiras. Acrescentando que o Brasil é uma rota recorrente para o tráfico de cocaína para a Europa, Sérgio Souza disse que o país precisa avançar no controle das fronteiras para evitar tanto o tráfico de drogas quanto o contrabando.
20/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza pede combate a ações criminosas nas fronteiras do Brasil
Sérgio Souza defende sistema proporcional para escolha de presidente
Sérgio Souza destaca sinais de recuperação da economia
Sérgio Souza destaca resultados positivos do agronegócio
Sérgio Souza destaca crescimento do agronegócio no seu estado e no país
Sérgio Souza destaca pontos essenciais para debate na Rio+20