Sérgio Souza lamenta morte de mais um índio no MS



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) lamentou, nesta quinta-feira (13), o assassinato do índio Celso Rodrigues, morto a tiros, nesta quarta-feira (12), no município de Paranhos, em Mato Grosso do Sul (MS). Apesar de as investigações sobre o motivo da morte estarem em andamento, o senador acredita que o ocorrido trará mais tensão ao conflito entre produtores rurais e indígenas no estado e no restante do país.

Sérgio Souza ressaltou que os conflitos envolvendo indígenas não estão restritos ao Mato Grosso do Sul. Ele lembrou que em seu estado, o Paraná, há muitos índios que vieram de outras localidades e vivem em constante tensão com os demais habitantes.

- Precisamos criar uma política nacional em favor do índio. O índio não quer só terra, o índio quer qualidade de vida, o índio quer educação, o índio quer saúde, o índio quer ser cidadão como qualquer um, o índio não quer ser indigente, o índio não quer estar nas esquinas dos grandes centros urbanos ou dos pequenos, mendigando. É uma vergonha nacional a gente ver isso - observou.

O senador elogiou iniciativa da ministra Gleisi Hoffmann de suspender os processos de demarcação de terras no Paraná e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) agilidade no julgamento relacionado à reserva indígena Raposa Terra do Sol.

- Temos alguns pontos [nesse julgamento] que vão ser muito importantes para estancarmos essa crise que vive o Brasil sob o ponto de vista dos índios e não índios, para saber se a terra é deles, se não é, se é do branco ou não, e qual é o marco temporal, se é a Constituição de 1988 ou não - explicou.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) destacou a importância do diálogo com órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra, na busca de uma decisão justa para  todas as partes envolvidas no caso Raposa Terra do Sol.



13/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró lamenta morte de índio em reintegração de posse no Mato Grosso do Sul

Sérgio Souza lamenta violência e impunidade em Curitiba

Sergio Souza lamenta corte de todas as emendas parlamentares no Orçamento da União

Governo lamenta a morte do ex-ministro Paulo Renato Souza

Sérgio Cabral lamenta morte de Arafat

Renan Calheiros lamenta morte de Sérgio Guerra