Sérgio Souza pede empenho do governo na garantia dos direitos dos 'brasiguaios'




O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse nesta terça-feira (28) que os governos do Brasil e do Paraguai precisam afinar os diálogos diplomáticos no sentido da garantia dos direitos dos mais de 350 mil brasileiros que vivem em território paraguaio.

O parlamentar comentou a audiência pública, realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na noite de segunda-feira (27), sobre as relações do Brasil com países vizinhos. Sérgio Souza disse que a situação dos agricultores brasileiros que possuem terra no Paraguai precisa ser solucionada sem que o impasse prejudique as relações diplomáticas bilaterais. Esses "brasiguaios" estão sofrendo com constantes ameaças de invasão a suas terras e expulsão daquele país.

Sérgio Souza disse que as relações entre Brasil e Paraguai vão muito além da hidrelétrica Itaipu Binacional e impasses sobre posse de terras. Ele lembrou que o Brasil exporta para aquele país milhões de dólares em máquinas e equipamentos agrícolas, por exemplo. As relações diplomáticas entre ambas os dois países, afirmou o senador, são históricas e não podem ser abaladas.

- O Paraguai é um país importante para o Brasil - resumiu.

Meio Ambiente

Sérgio Souza também informou que, como presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), recebeu em audiência a comissária da União Europeia para o Clima, Connie Hedegaard. Ele relatou que a comissária apresentou suas preocupações acerca dos temas que serão debatidos na reunião Rio+20.

- Colocamos para ela que o Brasil é um país responsável, que está cuidando da sua legislação no que diz respeito às mudanças climáticas e ao meio ambiente e está construindo um Código Florestal que vai servir de exemplo para todo o planeta - disse.

Aviação

Sérgio Souza comentou ainda a audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) na manhã desta terça-feira sobre a aviação civil brasileira. Foram ouvidos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, da Presidência da República e sindicatos de trabalhadores do setor.

- Dados trazidos pela Infraero causaram-me espanto - disse.

O senador informou que o número de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros passou de 68 milhões em 2000 para 185 milhões em 2011.

- Em pouco mais de dez anos triplicou o número de passageiros frequentando nossos aeroportos, enquanto a qualidade do serviço, o número de aeronaves e, em especial, os nossos aeroportos pouco se modificaram de lá para cá - disse.



28/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza manifesta preocupação com situação dos 'brasiguaios'

Sergio Souza manifesta apoio a produtores rurais “brasiguaios”

Sérgio Souza cobra ação do Itamaraty em defesa dos brasiguaios

Sérgio Souza quer formar comissão externa para discutir situação dos brasiguaios

Sérgio Souza pede atenção do governo federal às demandas do agronegócio

Sérgio Souza pede apoio à MP dos Portos