Sérgio Souza cobra ação do Itamaraty em defesa dos brasiguaios




O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) cobrou do Itamaraty, nesta sexta-feira (15), ações voltadas à garantia da segurança dos brasiguaios, agricultores brasileiros estabelecidos no Paraguai. O parlamentar disse no Plenário ter conhecimento de fatos preocupantes, como invasões de propriedades agrícolas, ordens judiciais não cumpridas e até emissão de falsos títulos de propriedade, tudo em prejuízo dos produtores rurais que migraram para o país vizinho nos últimos 30 anos.

De acordo com Sérgio Souza, o clima de tensão é grande e a insegurança, crescente. Ele criticou a retribuição que os paraguaios dão a esses brasileiros que desbravaram aquele país, tornando as suas terras agricultáveis. A produtividade do campo no Paraguai, segundo o parlamentar, não perde em nada para a das terras brasileiras.

Para Sérgio Souza, não é razoável promover a integração do continente e, sobretudo, do Mercosul, com esse tratamento por parte dos países parceiros. O parlamentar disse que o crescimento do Paraguai, de 14,5% em 2010, o maior dos últimos 20 anos, decorre do apoio do Brasil.

Recentemente, o Senado brasileiro aprovou acordo que triplica o valor pago pela energia excedente da usina hidrelétrica de Itaipu, um empreendimento dos dois países. A medida, conforme o parlamentar, gerou receita adicional de US$ 240 milhões ao ano para o governo de Assunção.

Em aparte, os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Cristovam Buarque (PDT-DF) disseram que, agora, é a vez de o Paraguai retribuir os gestos de boa vontade feitos pelo Brasil. Raupp cobrou "endurecimento do jogo" com o Paraguai e também com a Bolívia, pela decisão do governo de La Paz de legalizar carros roubados no Brasil e levados para aquele país.



15/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza manifesta preocupação com situação dos 'brasiguaios'

Sergio Souza manifesta apoio a produtores rurais “brasiguaios”

Sérgio Souza pede empenho do governo na garantia dos direitos dos 'brasiguaios'

Sérgio Souza quer formar comissão externa para discutir situação dos brasiguaios

Carlos Bezerra cobra mais ação do Itamaraty contra o tráfico de mulheres

Sérgio Souza cobra apreciação rápida da PEC do Voto Aberto pelo Plenário