Sérgio Souza pede cessar-fogo imediato entre Israel e Hamas



Um apelo em favor do cessar-fogo imediato e uma solução pacífica para o conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, foi a tônica do discurso do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) em Plenário nesta terça-feira (20). O parlamentar manifestou preocupação com as ações militares dos israelenses, que se preparam para ocupar por terra o território palestino, e com os contínuos lançamentos de foguetes do Hamas contra cidades de Israel.

- Das 117 mortes até agora no Estado da Palestina, 27 foram de crianças. Com toda certeza civis e inocentes. Não se trata aqui de defender qualquer um dos lados envolvidos, ou Israel ou o Hamas, mas me parece absolutamente fundamental evitar a qualquer custo a morte de crianças e inocentes – afirmou o senador, lembrando que três civis israelenses também foram mortos.

Sérgio Souza disse concordar com o presidente americano, Barack Obama, que reconhece o direito de Israel se defender, mas resiste à possibilidade de uma invasão a Gaza. O senador pelo Paraná manifestou esperança de que a nova crise entre Israel e Palestina se torne uma oportunidade para a paz.

- O ideal seria que o mundo pudesse, enfim, negociar um acordo de paz entre palestinos e judeus que assegurasse a existência dos dois países, com uma definição clara e definitiva de seus respectivos territórios – declarou.

O parlamentar classificou os anseios dos dois povos como justos e legítimos.

- É absolutamente legítima a pretensão do povo judeu de manter sua terra e viver em paz, sem quaisquer riscos à sua população. Porém, é igualmente justo que o povo palestino tenha o mesmo direito de possuir seu território e escolher seu destino, respeitando, obviamente, a paz na região – acrescentou.

Sérgio Souza também mencionou discurso proferido pela presidente da República, Dilma Rousseff, na 67ª Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em que foi defendida a soberania da Palestina.

- Nas palavras da presidente, com as quais concordo integralmente, ‘apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz’ – citou Sérgio Souza, para quem falta ação dos líderes mundiais para solucionar o conflito árabe-israelense sem mais derramamento de sangue.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o pronunciamento do colega.

- Ainda há pouco, recebi o professor Edward Kaufman, que é judeu de Israel e, ainda hoje pela manhã, fez uma palestra no Itamaraty a respeito da possibilidade de árabes e judeus, no Brasil, poderem dar um exemplo de congraçamento, de entendimento, e, inclusive, colaborar para que possa haver um melhor entendimento entre Israel e a Palestina, já que aqui, no Brasil, temos uma tradição de entendimento entre os povos de todas as origens - disse.

Consciência Negra

Sérgio Souza também lembrou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20) e elogiou a aprovação, pelo Congresso, das cotas sociais e étnico-raciais nas universidades públicas.



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores pede cessar-fogo imediato na Líbia

Khadafi anuncia fim de operações militares na Líbia e declara cessar-fogo imediato

Eduardo Suplicy comemora trégua em conflito entre Israel e Hamas

Sérgio Souza pede atenção do Brasil a acordos comerciais entre outros países

Suplicy apresenta requerimento de apoio ao cessar-fogo na Líbia

Sérgio Souza pede apoio à MP dos Portos