Sérgio Souza pede atenção do Brasil a acordos comerciais entre outros países



O senador Sérgio Souza disse nesta quinta-feira (7) que o Brasil precisa ficar atento aos acordos internacionais firmados entre outros países. Ele lembrou que, enquanto o Brasil não negocia individualmente com outros países, por causa do Mercosul, acordos são formalizados em todo o mundo e avançam as negociações para o acordo de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia.

- O Brasil deve estar muito atento a essa onda mundial em busca de novos acordos internacionais, especialmente à abertura dos mercados americano e europeu, sob pena de nos tornarmos isolados do resto do mundo, sempre à espera da conclusão da Rodada de Doha.

Para o senador, é preciso buscar a cooperação com o maior número possível de países, desde que isso represente o melhor para os interesses do povo brasileiro. As divergências de ideologia política entre os governos não deveriam, na sua opinião, ser decisivas para a aproximação ou o distanciamento entre países.

O senador disse não ter certeza sobre o caminho a ser seguido pelo Brasil na negociação de acordos fora do Mercosul, mas disse considerar necessário trabalhar para melhorar as negociações dentro do bloco. O assunto, segundo Sérgio Souza, deve ser discutido com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Requerimento para que o ministro seja convidado foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

- Teremos a oportunidade de aprofundar este debate. Espero que possamos fazê-lo o quanto antes, porque é muito importante ouvirmos a posição do ministro com relação a este tema, que tanto nos aflige - disse o senador.

Venezuela

Após lamentar a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destacando suas conquistas no governo e lembranfo as polêmicas que o cercam, Sérgio Souza ressaltou o crescimento do comércio com o país vizinho.

O senador ressaltou que o comércio bilateral com a Venezuela cresceu quase 1.000% nos últimos oito anos. Os números apresentados por Souza mostram que o montante movimentado passou de US$ 880 milhões, em 2003, para US$ 7 bilhões, em 2013, com um saldo amplamente favorável ao Brasil.

- Louvo, portanto, a estratégia brasileira de aproximar-se mais ainda da Venezuela, de incentivar a integração sul-americana e de buscar fortalecer o Mercosul – elogiou.



07/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp defende maior participação brasileira em acordos comerciais com outros países

Alcântara diz que Brasil está atento às práticas comerciais de outros países

Aprovados 12 acordos do Brasil com outros países e organismos internacionais

Senado aprova projeto de livre comércio entre o Mercosul e países árabes, além de outros acordos internacionais

Aprovada MP que viabiliza a aplicação de sanções pelo Brasil a países que descumprirem acordos comerciais

Sérgio Souza pede atenção do governo federal às demandas do agronegócio