Sérgio Souza quer comissão mista para fazer anteprojeto de novo FPE




O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse que 2012 será o ano de se discutir a federação brasileira no Congresso Nacional. Ele lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a validade do Fundo de Participação dos Estados (FPE) expira este ano.

Em pronunciamento nesta terça-feira (7), o parlamentar informou ter apresentado requerimento na semana passada solicitando a formação de uma comissão mista de deputados e senadores para apresentar um anteprojeto sobre o assunto em 90 dias. Para Sérgio Souza, se cada Casa se debruçar separadamente sobre um projeto diferente, não haverá condição de votar o assunto este ano, quando serão realizadas eleições municipais.

O senador noticiou que alguns senadores foram à Presidência do Senado Federal pedir a instalação de uma comissão de notáveis para discutir o pacto federativo. Entre os temas a serem debatidos está a federalização fiscal, a Lei Kandir, a guerra fiscal e o FPE.

O representante do Paraná lembrou ainda que tanto o FPE como o Fundo de Participação dos Municípios foram utilizados como indexadores no projeto da redistribuição dos royalties do petróleo.

No mesmo pronunciamento, o parlamentar comunicou que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) debateu, em audiência pública nesta terça-feira, a necessidade da autossuficiência brasileira na produção de fertilizantes rochosos. Informou ainda ter solicitado que o presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), convoque a audiência pública sobre o setor de aviação, motivo de requerimento apresentado por Sérgio Souza em 5 julho último.

O senador foi aparteado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT).



07/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza é novo presidente da Comissão de Mudanças Climáticas

Sérgio Souza quer formar comissão externa para discutir situação dos brasiguaios

Sérgio Souza propõe novo rito para análise de vetos presidenciais

ACM ACHA DIFÍCIL FAZER CPI MISTA PARA O FUTEBOL, COMO QUER TEMER

Comissão mostra anteprojeto para novo Código Civil

Novo Código Penal: comissão de juristas tem prazo adicional para apresentar anteprojeto