Sociedade brasileira precisa participar da reforma política, defende Vanessa Grazziotin
Em discurso nesta quarta-feira (16), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou ser imprescindível a participação da sociedade brasileira na reforma política. Para ela, devem ser ouvidas as opiniões e sugestões de seguimentos representativos como associações civis e magistratura.
A parlamentar defendeu ainda a inclusão de representantes femininas na Comissão da Reforma Política criada pelo presidente do Senado, José Sarney, e também argumentou que legendas como PCdoB e PSOL têm o direito de participar desse colegiado.
- Para que tenhamos uma reforma política verdadeira e ampla, que aprofunde a transparência e a democracia no Brasil, é necessário o envolvimento da sociedade brasileira, sobretudo da sociedade organizada, das instituições que representam as mulheres, que representam os trabalhadores, que representem a magistratura, que representem o Ministério Público, enfim, os mais diferentes segmentos da sociedade brasileira - afirmou.
Vanessa Grazziotin comentou que a média da participação feminina no Poder Legislativo brasileiro (Congresso Nacional, Câmaras Municipais e Assembleias) é de cerca de 10%, enquanto em outras nações essa porcentagem chega a até 50%.
- Qualquer comissão, seja formada no Senado ou na Câmara, que trate de reforma política, tem que levar em consideração a representação partidária e a representação de gênero - disse a senadora, depois de comentar que suas reivindicações foram bem recebidas pelo presidente Sarney.
Em apartes, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Paulo Paim (PT-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiaram e apoiaram o pronunciamento da colega.
16/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin defende plebiscito sobre reforma política
Vanessa Grazziotin cobra mais participação das mulheres na política brasileira
Vanessa Grazziotin: o mais importante na reforma política é fortalecer a democracia
Vanessa Grazziotin defende participação da mulher na política
Presença feminina no Parlamento deve ser tema da reforma política, sugere Vanessa Grazziotin
Sérgio Souza: reforma política precisa ser feita com o conhecimento da sociedade