Sérgio Zambiasi defende integração de todos os países da América do Sul



Aproveitando a passagem dos 15 anos de instalação do Mercosul, que ocorrerá no próximo domingo (26), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, defendeu a integração de todos os países da América do Sul em um só bloco, visando à construção de uma ampla e sólida unidade do continente diante da economia globalizada.

- Este momento, portanto, mais do que de comemoração, é de reflexão sobre os caminhos do Mercosul, de avaliação dos seus acertos e contribuições e, também, de corrigir rumos e apontar novos caminhos para a integração de nossos povos. Mais do que um bloco dos países do Cone Sul, o Mercosul tem condições de constituir-se em verdadeiro pólo catalisador da integração dos países da América do Sul - disse o senador.

Zambiasi defendeu a aproximação do Mercosul com os países pertencentes ao Pacto Andino - Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela -, afirmando que a recente adesão da Venezuela ao bloco contribuiu para um processo maior de integração do continente. A seu ver, Mercosul e Pacto Andino deveriam se fundir em uma só instituição: o Bloco da Unidade do Continente Sul-Americano.

- A ampla integração do continental sul-americano tem o poder de consolidar definitivamente o processo democrático e contribuir para tornar vitoriosa qualquer política de combate ao terrorismo, ao narcotráfico, ao contrabando ou à violência urbana. E, mais do que isso, promover a verdadeira união da América do Sul, com livre circulação de pessoas, igualdade de direitos, integração cultural e, fundamentalmente, com respeito à identidade particular de cada um de nossos povos - disse.



23/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi defende isenção de vistos e passaportes na América do Sul

Brasil defende mais integração turística na América do Sul

Pedro Simon defende integração da América Latina

SATURNINO DEFENDE RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

Sérgio Zambiasi defende projeto que favorece a inclusão social

MOREIRA MENDES DEFENDE INTEGRAÇÃO COM PAÍSES ANDINOS