SERGIPE RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA REFINANCIAR DÍVIDA MOBILIÁRIA



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 12) projeto de resolução autorizando o governo de Sergipe a refinanciar a sua dívida mobiliária, no valor de R$ 389 milhões, com base no protocolo de acordo firmado entre a União e aquele executivo estadual, no âmbito do Programa de Apoio à Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados.

Conforme esclareceu orelator, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), o pleito deveria ser atendido porque não se trata de dívida nova, "e o estado está dando um bom exemplo, ao diminuir, paulatinamente, sua relação entre seu estoque de dívida e a receita líquida". Em 1995, a relação era de 0,97 e em 1998 será de 0,95. "Ao ser menor do que a unidade, o número aconselhado pelo Banco Central, Sergipe está dando um bom exemplo de administração austera", disse.

O senador Lauro Campos (PT-DF) manifestou-se contra a aprovação do pedido sergipano, "por ser contrário a todo endividamento estatal, por princípio". O senador Osmar Dias (PSDB-PR) concordou com Lauro Campos e citou o caso de três empréstimos para seu estado que, em l997, ele relatou com parecer contrário, acompanhando os pareceres do Banco Central e da Secretariado Tesouro Nacional. No caso de Sergipe, Osmar Dias votou a favor, por entender que o Banco Central deu parecer favorável.



12/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


GOVERNO DO PIAUÍ É AUTORIZADO A REFINANCIAR DÍVIDA ESTADUAL

O que fez a dívida mobiliária federal subir

RIO GRANDE DO SUL VAI ROLAR DÍVIDA MOBILIÁRIA

Aprovada rolagem da dívida mobiliária de Alagoas

CAE APROVA REFINANCIAMENTO DA DÍVIDA MOBILIÁRIA DO RIO DE JANEIRO

SENADORES QUESTIONAM O REFINANCIAMENTO DA DÍVIDA MOBILIÁRIA DO RIO DE JANEIRO