Serra vai ao enterro da antropóloga Ruth Cardoso
A ex-primeira dama morreu na terça-feira
O governador José Serra acompanhou, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de três secretários estaduais, o enterro do corpo da antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso, na manhã desta quinta-feira, 26, no cemitério da Consolação, região central da Capital. Dona Ruth morreu na terça-feira, 24, vítima de um enfarto fulminante.
O corpo da ex-primeira dama chegou ao cemitério da Consolação após o cortejo ter deixado, por volta das 10 horas, a Sala São Paulo, espaço no qual Ruth Cardoso aplaudiu vários concertos da Osesp. O caixão da ex-primeira dama estava coberto pelas bandeiras do Brasil e de Araraquara, município do noroeste paulista onde Ruth Cardoso deu os primeiros passos.
Serra, que foi ministro do Planejamento e da Saúde no governo Fernando Henrique, estava visivelmente emocionado e abraçou o ex-presidente por diversas vezes.
O caixão com o corpo da ex-primeira dama foi enterrado sob aplausos de centenas de líderes partidários, voluntários e ao som das cornetas do Regimento da Cavalaria Nove de Julho. Em seguida, o filho do casal Paulo Henrique colocou sobre o caixão uma boneca, símbolo do Programa Comunidade Solidária, criado pela antropóloga na década de 90 como uma ação social inovadora para combater a pobreza, as desigualdades e a exclusão social no Brasil.
Na seqüência, o gesto em homenagem foi de FHC. Ele colocou sobre o túmulo uma cesta com rosas brancas, cor preferida da ex-primeira dama. “É um momento de perda irreparável”, lamentou o secretário de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt. “Fica de fato o sentimento e o registro das qualidades acadêmicas, intelectuais e o trabalho institucional”, frisou.
Amigo da ex-primeira dama na Universidade de São Paulo (USP), o professor titular em Semântica Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recordou dos congressos em que participava com Dona Ruth. “Tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da Ruth na formação de vários professores. Foi um relacionamento intelectual muito profícuo”, concluiu Vogt. Além do secretário de Ensino Superior, a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e o secretário da Segurança, Ronaldo Marzagão, também estiveram no cemitério.
Cleber Mata
06/26/2008
Artigos Relacionados
Serra comparece a missa de sétimo dia de Ruth Cardoso
APL faz homenagem póstuma a Ruth Cardoso
Heráclito homenageia Ruth Cardoso
Araraquara homenageia Ruth Cardoso com escola
Papaléo homenageia professora Ruth Cardoso
Marconi Perillo homenageia Ruth Cardoso