Serviço ajuda a certificar e rastrear origem de produtos



Programa identifica com 99,9% de precisão a origem do animal abatido

Incubado há um ano e atento às exigências dos países importadores da carne brasileira, o biólogo e pós-doutorado José Luiz Donato criou a Biomicrogen. A empresa atua na área de biotecnologia e certifica lotes de carne suína e de frango a partir da análise de 50 características do DNA.

O serviço permite ao comprador da carne identificar com 99,9% de precisão a origem do animal abatido. Certificar o rebanho aumenta o custo de produção, mas a novidade na área sanitária foi bem recebida pela Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), um dos parceiros da Biomicrogen. 

A APCS vê na certificação uma evolução da qualidade do produto brasileiro. Trata-se de uma necessidade e de um pré-requisito para o exportador vender para grandes compradores da carne suína, como a Rússia e o Bloco Europeu.

Donato é ex-aluno da Unicamp e de Harvard. Como empresário, usa a rede de relacionamentos que construiu ao longo de sua carreira acadêmica e profissional para negociar com multinacionais da área frigorífica e órgãos governamentais. “Pretendo ficar incubado três anos e associado à Unicamp, que já abriu e continua me abrindo portas”, comemora Donato. 



05/06/2008


Artigos Relacionados


IPT e UCIEE vão certificar produtos de telecomunicações

Ministério aumenta controle em produtos de origem animal

Brasil reforça controle em produtos de origem animal

Pesquisa Origem-Destino ajuda a planejar o transporte público na Baixada Santista

Rio Grande do Sul adere ao sistema federal de inspeção de produtos de origem animal

Sistema federal de inspeção de produtos de origem animal cresce com a adesão de SC