Sistema federal de inspeção de produtos de origem animal cresce com a adesão de SC



Um conjunto de municípios do oeste catarinense conseguiu aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-POA). Nessa quinta-feira (21), o Ministério da Agricultura reconheceu a equivalência do serviço de inspeção do Consórcio Intermunicipal Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local do Extremo Oeste de Santa Catarina (Consad).

Com a adesão ao sistema, os municípios integrantes do consórcio podem qualificar indústrias locais que poderão comercializar sua produção para todo o País.

Esses fabricantes de produtos de origem animal receberão um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluídos no Sisbi-POA. Isso é possível porque o ministério, após uma avaliação técnica, reconheceu que os serviços de inspeção da região e o federal são equivalentes, condição para a inclusão no sistema.

O consórcio catarinense engloba os municípios de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Tunápolis, Anchieta e Iporã do Oeste, que vão aderir ao sistema federal. A inclusão no Sisbi-poa é voluntária e pode ser solicitada nas Superintendências Federais de Agricultura nos estados.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a procedência e a segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi.

Atualmente, fazem parte do sistema os estados do Paraná, Bahia e Minas Gerais e os municípios de Uberlândia (MG), Rosário do Sul (RS), Santa Cruz do Sul (RS) e Erechim (RS). Outros 11 estados (Ceará Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, além do Distrito Federal) e mais de 50 municípios estão em processo de adesão.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (21).


Fonte:
Ministério da Agricultura 



22/07/2011 10:52


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul adere ao sistema federal de inspeção de produtos de origem animal

Minas Gerais amplia adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Rio Grande do Sul é inserido no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Sistema de inspeção animal ganha agilidade

Ministério aumenta controle em produtos de origem animal

Brasil reforça controle em produtos de origem animal