Rio Grande do Sul adere ao sistema federal de inspeção de produtos de origem animal



O Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul passará a fazer parte do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou o reconhecimento da equivalência do programa gaúcho nesta quinta-feira (1º), durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer). A decisão será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Com a adesão ao sistema, os municípios do estado podem qualificar indústrias locais que poderão comercializar sua produção para todo o País. Esses fabricantes de produtos de origem animal receberão um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluídos no Sisbi-POA. A medida beneficia especialmente os pequenos agricultores.

Mendes Ribeiro também assinou a liberação de R$ 4,7 milhões para o Rio Grande do Sul, valor referente à primeira parcela do convênio 755.826/11, que prevê a aplicação de R$ 31,9 milhões, em cinco anos, no sistema de controle, erradicação e prevenção das doenças animais.


Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a procedência e a segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi. Para obtê-la, é necessário comprovar a aptidão para certificar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

A inclusão no Sisbi-POA é voluntária e pode ser solicitada nas Superintendências Federais de Agricultura estaduais. Para integrar o sistema, os responsáveis pelos serviços de inspeção dos estados, municípios e consórcios (de estados ou municípios) devem requisitar a adesão ao Ministério da Agricultura por meio de suas superintendências federais localizadas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Atualmente, fazem parte do sistema os estados do Paraná, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e o município de Uberlândia (MG). Outros dez estados (Ceará Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, além do Distrito Federal) e mais de 50 municípios estão em processo de adesão.


Fonte:
Ministério da Agricultura

 

01/09/2011 18:36


Artigos Relacionados


Sistema federal de inspeção de produtos de origem animal cresce com a adesão de SC

Rio Grande do Sul é inserido no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Minas Gerais amplia adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Sistema de inspeção animal ganha agilidade

Ministério aumenta controle em produtos de origem animal

Brasil reforça controle em produtos de origem animal