Serviço Florestal Brasileiro libera recursos para produção sustentável de madeira



O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) vai abrir licitação para exploração de 197,6 mil hectares de Floresta Amazônica. Dois editais serão publicados objetivando a produção de madeira e de produtos não madeireiros de forma legal e sustentável na Amazônia. 

No primeiro edital, 111,3 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) de Jacundá, em Rondônia serão divididos - em uma unidade de 55 mil hectares, outra de 32,7 mil hectares e uma de 23,6 mil hectares.

O segundo é destinado ao manejo de 86,3 mil hectares na Flona Saracá-Taquera, no norte do Pará, em uma unidade de 59,4 mil hectares e outra de 26,9 mil hectares.

Para participar das licitações, os candidatos devem apresentar um valor maior que o definido pelo SFB para o metro cúbico de madeira. Na Flona de Jacundá, esse valor é R$ 56,94 por metro cúbico e na Flona Saracá-Taquera, R$ 53,27.

Os candidatos têm que apresentar também uma proposta técnica que contenha, entre os indicadores, o número de empregos a serem gerados, o grau de processamento local do produto e o aproveitamento de resíduos florestais.

Os editais trazem ainda informações sobre condições de logística para o escoamento da madeira, volumetria das espécies encontradas na região, indicadores eliminatórios, classificatórios e bonificadores para a concessão.

Os editais podem ser consultados até o dia 11 de junho no site do SFB, através do link.

 

Fonte:
Agência Brasil



19/04/2012 13:00


Artigos Relacionados


Projeto de Camata incentiva a produção sustentável de madeira

Serviço Florestal concederá 210 mil hectares no Pará para extração legal de madeira

Serviço Florestal Brasileiro firma contratos para manejo florestal no Pará

Camata quer uso obrigatório de madeira sustentável em obras financiadas com recursos públicos

Serviço Florestal Brasileiro abrirá seleção para profissionais temporários

Serviço Florestal Brasileiro seleciona projetos de capacitação em manejo para Amazônia