Serviço Florestal promove curso sobre Educação a Distância
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com o apoio da cooperação alemã (GIZ/Gopa), promove até quinta-feira (19), um curso sobre o uso da Educação a Distância (EaD) em Brasília (DF). O curso foi estendido à participação de outros órgãos, reunindo mais de 40 integrantes do SFB, Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Ministrado pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Alberto Gonçalves, a capacitação trabalhará os elementos necessários para atuar na modalidade a distância, que traz entre seus principais benefícios alcançar novos públicos e ampliar a capacidade de difusão de conhecimentos gerados nessas instituições.
Segundo o chefe do Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor/SFB), Maurício Marcon, o curso é parte das ações para estruturar o Serviço Florestal em suas futuras atividades em EaD. “Vamos construir uma estratégia de educação a distância com o objetivo de obter uma escala maior de pessoas beneficiadas com o treinamento em boas práticas florestais”, diz.
Atualmente, o SFB realiza apenas cursos presenciais, grande parte ligada ao Cenaflor, em assuntos relacionados ao manejo florestal em diferentes biomas. A ideia, porém, é trabalhar com novas iniciativas de ensino que ajudem a diversificar e complementar aquelas já realizadas.
Segundo a diretora de Fomento e Inclusão do SFB, Claudia Azevedo-Ramos, este será um passo estratégico importante para o órgão poder alcançar agentes extensionistas, multiplicadores e produtores rurais, em geral com poucas oportunidades de acesso a informação técnica. “A diminuição do hiato entre o conhecimento sobre inovações científicas e tecnológicas e o que é aplicado no campo também estará entre nossas preocupações principais”, afirma a diretora.
Interesse
O curso reúne tanto entidades que já realizam EaD quanto aquelas que querem atuar com essa ferramenta. “Esse é um grupo rico de conhecimento que se encontra pela primeira vez junto para compartilhar e construir conhecimentos no tema”, afirma Marcon.
Para a ANA, que já trabalha com EaD nos projetos Água em Jogo e Água – Conhecimento para Gestão, voltados à gestão, conservação e uso sustentável dos recursos hídricos, a capacitação auxiliará a fortalecer os instrumentos de ensino a distância. “Esse curso é um esforço nesse sentido, capacitar para melhor readequar essa modalidade de ensino à missão institucional da ANA”, diz o especialista em recursos hídricos Jair Silva.
Já no ICMBio, o curso poderá auxiliar nas áreas de educação corporativa, gestão participativa e educação ambiental. Entre os potenciais benefícios estão reduzir custos em atividades de capacitação e aprofundar, via EaD, conteúdos abordados em aulas presenciais. Servidores das áreas citadas participam do curso.
O Ministério do Meio Ambiente conta com representantes do Fundo Nacional do Meio Ambiente e dos departamentos de Coordenação do Sistema Nacional do Meio Ambiente, de Educação Ambiental, de Extrativismo e de Ambiente Urbano. Os conhecimentos serão úteis para aperfeiçoar o uso dessa ferramenta pelas áreas que já fazem EaD, por exemplo.
O curso promovido pelo SFB em EaD será feito parte presencialmente e parte a distância por meio da ferramenta Moodle. As atividades irão até fevereiro, distribuídas em quatro módulos que abordarão modelos pedagógicos e aspectos práticos, modelos psicopedagógicos para EaD, recursos humanos e noções de delineamento instrucional, com a finalidade de conhecer o processo de construção de cursos EaD e os profissionais envolvidos em cada etapa.
Fonte:
Serviço Florestal Brasileiro
18/12/2013 16:20
Artigos Relacionados
Educação a distância na área de Serviço Social causa polêmica em audiência
Evento: Instituto de Psicologia da USP promove curso de férias sobre educação terapêutica
Graduação em Serviço Social por meio de educação a distância será debatida em audiência pública
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VOTA PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Serpro e OIT realizarão curso a distância sobre gênero e raça
Começa audiência sobre a situação de curso a distância da Unitins