Serviço Florestal vai traçar diagnóstico dos recursos florestais no DF



Os dados coletados no Distrito Federal durante a primeira etapa do Inventário Florestal Nacional (IFN) serão analisados pelo Serviço Florestal, para traçar um diagnóstico sobre os recursos florestais na região.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o levantamento da vegetação do Distrito Federal para o inventário terminou com um aproveitamento de mais de 95% das visitas de campo. Dos 68 locais escolhidos para amostragem, apenas três - situados em áreas particulares ou sem autorização de acesso - não foram avaliados.

Em cada ponto de amostra, os técnicos coletaram dados sobre número de árvores, espécies, altura, diâmetro, condição fitossanitária (saúde), antropização e potencial para turismo, entre outros. 

"As informações geradas pelo Inventário Florestal Nacional devem ajudar a subsidiar ações e políticas públicas, assim como contribuir para o aprimoramento da metodologia do IFN", afirma o gerente de Informações do Serviço Florestal, Joberto Freitas.

O DF foi a primeira unidade da federação a realizar um inventário florestal 40 anos atrás. Conforme documento gerado na época, os tipos florestais e sua proporção em relação à área total do DF eram: campos cerrados, 47%; cerrado propriamente, 36%; matas ciliares, 5,3%; e cerradão, 0,4%. A agricultura ocupava 1,3% e, as áreas de banhado, 0,9%.

Os dados atuais também serão comparados com as informações coletadas naquela época. "Este é um exemplo da riqueza de informação e possibilidades de análise de tendências contidas em um inventário que ocorrerá a nível nacional, agora estruturado para ocorrer em períodos de cinco anos", afirma a diretora de Pesquisa e Informação do Serviço Florestal, Cláudia Ramos.

O diagnóstico do Serviço Florestal deve ser divulgado em dois meses.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



01/07/2011 10:50


Artigos Relacionados


Serviço Florestal Brasileiro assina acordo para garantir produtos florestais sustentáveis

Pesquisas vão ajudar a traçar diagnóstico de consumo e produção

Serviço Florestal Brasileiro libera recursos para produção sustentável de madeira

Serviço Florestal contratará estudo para centro de extensão florestal

ICMBio regulamenta uso de recursos florestais para construções

Assentamentos recebem apoio para exercer uso sustentável dos recursos florestais