EXAME MÉDICO PERIÓDICO PARA SERVIDOR PÚBLICO



Já está na Câmara dos Deputados projeto do senador Júlio Campos (PFL-MT) que obriga a administração pública a submeter o servidor público civil federal a exames médicos periódicos. O projeto foi apreciado terminativamente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), que acolheu parecer favorável do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

De acordo com a proposição, todo funcionário público federal deverá ser submetido a avaliação médica, por junta oficial, a cada dois anos de efetivo exercício. A realização dos exames, sua especificação e resultado deverão ser anotados na ficha funcional do servidor.

O projeto obriga ainda a União a submeter o servidor a tratamento médico próprio, caso sua enfermidade seja curável. O funcionário deverá ser readaptado, se sua enfermidade for incurável, mas não totalmente incapacitante, ou será aposentado, caso o laudo médico aponte invalidez permanente.

Júlio Campos lembra, na justificação da proposta, que a lei atual considera como requisito básico para a investidura em cargo público a aptidão física e mental do candidato, só podendo ser empossado após inspeção médica oficial. Para o senador, no entanto, esse sistema é falho porque não prevê formas de acompanhamento das condições de saúde do servidor após sua posse.

Na opinião do relator do projeto, Antonio Carlos Valadares, "ao prever a realização de avaliação médica bienal, pelas juntas médicas oficiais, a proposição fornece à administração um valioso elemento de mensuração das condições físicas e psíquicas dos homens e mulheres a seu serviço, acompanhando de perto a variação nesses fatores e podendo, cautelarmente, adotar as providências que se fizerem necessárias, sem que o próprio serviço público seja vitimado pelo comprometimento dos servidores que o compõem".

17/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Servidor pode tirar dúvida sobre exame periódico em videoconferência nesta quinta (4)

Senado vota exame psicológico periódico para motoristas

Motorista profissional terá que fazer exame psicológico periódico

Governo libera R$ 250 milhões para instituto médico do servidor

Avança projeto que prevê exame médico anual para caminhoneiro autônomo

Projeto de Crivella prevê exame médico obrigatório para contratação de modelos e manequins