Servidores com deficiência terão encontro com o 1º secretário e com o diretor-geral



O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), e o diretor-geral, Haroldo Tajra, recebem servidores, funcionários terceirizados e estagiários do Senado com deficiência em café da manhã na próxima quarta-feira (10), às 9h. O objetivo é aproximar a administração da Casa desses funcionários de forma a levantar as necessidades para o pleno desenvolvimento das funções dessas pessoas.

Para Haroldo Tajra a administração está segura de que os servidores com deficiência têm muito a contribuir com o Senado Federal.

- Afinal, o Senado da República é de todos os brasileiros, ninguém pode ficar de fora desse magnífico processo democrático que aqui diariamente acontece. Nossos servidores com deficiência estão muito bem integrados nos trabalhos que desenvolvemos, tanto na área administrativa, quanto na legislativa - disse.

O café da manhã ocorrerá no Restaurante dos Senadores, localizado no Anexo 2.

Senado Inclusivo

O evento é organizado pelo "Senado Inclusivo - Programa de Valorização da Pessoa com Deficiência", que iniciou há seis anos o trabalho de levantamento do número e das necessidades dos servidores, terceirizados e estagiários com algum tipo de deficiência.

O Senado Federal busca a total acessibilidade e para isso tomou atitudes como a adaptação de sanitários de uso público, a instalação de elevadores adaptados e a construção de rampas de acesso. A Casa também providenciou o nivelamento de pisos, adquiriu triciclos motorizados e implantou o Serviço de Atendimento para pessoas com deficiência, que conta com profissionais especializados em linguagem de sinais.

O Senado Inclusivo também realiza ações que atendem ao público externo, como a gravação de audiolivros, disponíveis na Internet, como a Constituição federal, o Código Civil Brasileiro e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A página do Senado Federal recebeu selo de site adaptado para deficientes.

O programa Senado Inclusivo mantêm convênios para troca de experiências de acessibilidade com o Supremo Tribunal Federal e com várias assembléias legislativas. Desde 2005, sempre no mês de dezembro, o Senado Inclusivo promove a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.



04/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Combate ao terrorismo é tema de encontro entre Tebet e secretário-geral da OEA

De acordo com o diretor-geral e o diretor de Recursos Humanos, Demóstenes não pediu nomeação de servidora em ato secreto

Secretário-geral da Fifa confirma vinda ao Brasil para debater Lei Geral na Câmara

Começa reunião com diretor-geral da OMC

Aprovado diretor-geral da Adene

Sarney recebe secretário-geral do MRE