Aprovado diretor-geral da Adene



A indicação de José Zenóbio Teixeira de Vasconcelos para o cargo de diretor-geral da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) recebeu nesta terça-feira (5) parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A mensagem presidencial, que obteve 17 votos favoráveis e dois contrários, será agora examinada pelo Plenário do Senado.

Durante sabatina ocorrida antes da votação, o diretor indicado disse acreditar na possibilidade de ampliação dos investimentos na região. Em resposta ao senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que perguntou como o diretor pretendia atuar em um quadro -tão drástico de falta de recursos-, ele destacou que neste ano já há previsão de aplicação de R$ 218 milhões em recursos do fundo constitucional de desenvolvimento da região.

Zenóbio disse ter uma posição crítica em relação à atuação da antiga Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão que teve a recriação anunciada pelo governo. Dirigindo-se ao senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), na sabatina, ele informou que, na nova Sudene, haverá apenas duas reuniões anuais do conselho, sempre com a presença do presidente da República, e será mantido -rigoroso processo de sustentação de vontade política- para que o Nordeste tenha o apoio necessário ao seu desenvolvimento.

O senador João Batista Motta (PPS-ES) manifestou a expectativa de que a atuação da Adene e a recriação da Sudene venham a -restituir aos brasileiros o desejo de pôr fim às desigualdades regionais-.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu detalhes sobre a experiência de Zenóbio em países socialistas e solicitou a opinião do indicado sobre as iniciativas do governo em relação a programas de distribuição de renda. Em resposta, Zenóbio disse que a humanidade -perdeu com o desmantelamento do socialismo e da União Soviética-, da maneira como aconteceu. -Temos que aprender com esses exemplos e tirar lições-, recomendou. Ele afirmou ainda que o Nordeste precisa ter competência própria para se posicionar de forma altiva no país, sendo parte de um processo arrojado de distribuição de renda.

Ao senador Fernando Bezerra (PTB-RN), Zenóbio informou que sua indicação é apenas para a Adene, não havendo qualquer segurança de que, no futuro, venha a ocupar um cargo na Sudene. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), por sua vez, pediu que a Adene esteja atenta às regiões de Minas que têm as mesmas características do Nordeste.

Ao encerrar a reunião, o presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou estar torcendo pela recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e fez apelo nesse sentido ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Tebet disse acreditar que Zenóbio venha a cumprir com competência sua função frente à Adene.



05/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada indicação de José Zenóbio Teixeira para diretor-geral da Adene

EMILIA PROPÕE QUE DIRETOR-GERAL DA PF SEJA APROVADO PELO SENADO

CDR aprova indicação de Enildo Meira para diretor da Adene

Aprovado o nome de Edson Ferreira para a Adene

Aprovado o nome de Edson Ferreira para a Adene

De acordo com o diretor-geral e o diretor de Recursos Humanos, Demóstenes não pediu nomeação de servidora em ato secreto