Servidores públicos recebem capacitação em sustentabilidade
Cerca de 50 servidores da administração pública participam, desde quarta-feira (25), da segunda turma do curso de capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública. O curso busca reforçar a implementação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em todos os órgãos.
A ideia é que os servidores aprendam ações que promovam a sustentabilidade em suas rotinas de trabalho. Eles aprenderão sobre como gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.
Nesta edição, participarão servidores do Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O treinamento acontece em Brasília, entre o dia 25 e 27, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O curso é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A previsão é que sejam 12 turmas ao todo. Em dezembro haverá mais uma turma em Brasília e outra em Fortaleza. Para o ano que vem, estão previstas mais turmas em Recife, Belém, Palmas, Porto Alegre, Curitiba, Aracaju, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos meses de março a maio. As inscrições de cada turma serão abertas próximo ao período de realização.
Conteúdo
Os participantes terão oportunidade de aprender sobre como gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.
O conteúdo está de acordo com os eixos temáticos do programa A3P, cuja proposta é estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho. Atitudes como imprimir nos dois lados da folha, apagar a luz ao sair do ambiente, realizar compras públicas sustentáveis que priorizem critérios ambientais, dentre outras, exemplificam possíveis mudanças no ambiente de trabalho.
Atualmente, mais de 150 órgãos possuem termos de adesão assinado com a A3P e mais de 400 servidores participam da rede A3P - canal de comunicação que serve para troca de experiências dos participantes.
Veja aqui outras informações e programação do curso.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
26/09/2013 17:44
Artigos Relacionados
Servidores públicos recebem capacitação sobre sustentabilidade na gestão pública
Servidores recebem capacitação específica para atender pessoas com deficiência
Mutirão de conciliações com servidores públicos gera economia de mais de R$ 23 milhões aos cofres públicos
Albergues brasileiros recebem cartilha sobre sustentabilidade
Projetos que incentivam sustentabilidade recebem Prêmio Jovem Cientista
Decreto diz que órgãos públicos devem considerar a sustentabilidade ao contratar serviços