Serys apela por combate à burocracia no Ministério do Meio Ambiente
Em pronunciamento nesta segunda-feira (26), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse esperar que o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, mantenha as condições e os recursos para atuar em defesa da natureza. Ao mesmo tempo, fez um apelo a Minc para que destrave a burocracia permanente que continua a emperrar projetos de importância para o país, a exemplo das obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Serys lamentou ainda o avanço do desmatamento na Amazônia, ressaltando a necessidade de se atentar para a diferença existente entre as pessoas que vivem honestamente na floresta e aquelas que agem de má-fé.
- Quem quer a floresta preservada tem que ser incentivado - defendeu.
A senadora comentou ainda que o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, manifestou apoio ao projeto de sua autoria que torna obrigatório o inventário florestal digital (PLS 203/08). A proposta aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O PLS 203/08 estabelece que árvores comerciais remanescentes e porta-sementes sejam marcadas com equipamentos de monitoramento. Isso irá possibilitar a gravação criptografada das coordenadas de localização e informações sobre a espécie, bem como sobre altura, diâmetro e volumetria das árvores.
Segundo Serys, a proposta vai impossibilitar a manipulação de informações e o fim de créditos virtuais (madeira inexistente e substituição de espécies), de modo que a quantidade de madeira física e contábil sejam sempre as mesmas.
26/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
LOBÃO APELA EM FAVOR DA AMAZÔNIA E RECLAMA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Entrevista com diretor de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Pires
Serys conclama Congresso a pensar no meio ambiente
No Dia do Meio Ambiente, Serys aponta desafios do setor
Serys propõe isenção de ITR para ajudar meio ambiente
Serys destaca ações do governo do Amazonas em favor do meio ambiente