LOBÃO APELA EM FAVOR DA AMAZÔNIA E RECLAMA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE



O senador Edison Lobão (PFL-MA) advertiu hoje (dia 17), com base em dados do Banco Mundial, que "o Brasil ainda é o país que mais perde florestas a cada ano". E fez um apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso para quenão fique alheio à devastação da Amazônia, que, a seu ver, vem sendo intensificada com a chegada das madeireiras asiáticas na região.

- O Ministério do Meio Ambiente "tem se mexido muito, feito muitos planos, mas do ponto de vista prático nada acontece - reclamou, lembrando que "amanhã, será tarde demais".

Edison Lobão lamentou que o ministro do Meio Ambiente tenha dado resposta, "assim mesmo insuficiente", a apenas um dos dois requerimentos de informações que lhe enviou sobre a venda de terras na Amazônia aos asiáticos. Isso significa, na sua opinião, que "os órgãos governamentais não estão em condições de manter o controle sobre a fiscalização dos empreendimentos ruraismantidos por empresas estrangeiras no Brasil".

Citando dados do Banco Mundial, o senador advertiu que dois terços da cobertura florestal do mundo já foramdestruídos, estando na Ásia o pior cenário de devastação florestal. Para ele, é apreensivoe ameaçador constatar que, depois de devastarem "88% de suas florestas, os asiáticos estejam se instalando no Brasil.

Edison Lobão ressaltou que, apesar de o cadastro nacional do Incranão não ter registrode compra de terras por empresas estrangeiras na Amazônia, o Ibamaadmite a existência de várias empresas sob controle de grupos asiáticos com atividade na região. Entre essas, o senador relacionou as seguintes: Compensa S.A, Amaplac, Sifece e Eidal do Brasil.



17/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edison Lobão destaca iniciativas em favor do meio ambiente

Serys apela por combate à burocracia no Ministério do Meio Ambiente

Lobão comenta relatório do Ministério do Meio Ambiente sobre mudanças climáticas

Ministério do Meio Ambiente vai presidir o Comitê Orientador do Fundo Amazônia

Sibá congratula Ministério do Meio Ambiente por licitação para concessão florestal na Amazônia

Sibá saúda Ministério do Meio Ambiente por licitação para concessão florestal na Amazônia