Serys comemora Dia do Índio com homenagem ao pataxó Galdino



 A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) ocupou a tribuna para homenagear os povos indígenas do Brasil, que nesta quinta-feira (19) comemoram o Dia do Índio. Serys optou por uma homenagem especial ao índio pataxó Galdino José dos Santos, que morreu queimado depois que estudantes de classe média em Brasília atearam fogo em seu corpo, em 1997.

A senadora pediu aos parlamentares uma reflexão sobre as necessidades, anseios e imperativos dos povos originários deste país que precisam, na sua avaliação, bem mais que a mera demarcação de terras historicamente a eles pertencentes. A senadora registrou que, neste momento, cerca de mil índios, representantes de 102 etnias, estão reunidos no auditório Petrônio Portela preparando o Manifesto dos Povos Indígenas, que será entregue ao presidente Renan Calheiros, contendo a solicitação de demarcação de 270 terras indígenas e o fim dos assassinatos de índios, que somam 170 de 1994 até agora.

A senadora disse que a data comemorativa está ligada ao acontecimento histórico da participação de líderes indígenas no 1º Congresso Indigenista Interamericano ocorrido em 1940 no México. Tendo inicialmente se recusado a participar do encontro com líderes governistas de diversos países sul-americanos, devido aos séculos de exploração e matança de índios, as lideranças indígenas acabaram se rendendo à necessidade de reivindicar seus direitos.

Em apartes, o senador Eduardo Suplicy informou que os índios terão uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quinta-feira, em que será criada uma Comissão dos Índios; e o senador Augusto Botelho (PT-RR), salientou que os 200 mil índios que vivem em Roraima querem, além da demarcação de terras, direito à educação universitária e acesso a bens de consumo.

Contabilidade

Serys destacou ainda em seu discurso a assinatura de termo de cooperação entre o Ministério do Meio Ambiente e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) - que acaba de eleger uma mulher para presidi-lo -, com vistas a implementar ações socioambientais. O projeto, segundo a senadora, merece ser divulgado para que outras entidades de classe sigam o exemplo de empresa com responsabilidade social.

19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Távola: distorções da sociedade de consumo explicam casos como o do índio Galdino Pataxó

Senadores comentam julgamento de assassinos do índio Galdino

Marina Silva cobra justiça em julgamento de acusados pela morte de índio pataxó

Encontro de Cultura faz homenagem ao Dia do Índio

Tem início sessão de homenagem ao Dia do Índio

Senado comemora o Dia do Índio