Serys defende agronegócio com preservação ambiental
Ao comentar a matéria "Mato Grosso é campeão mundial de fogo", publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) criticou, nesta quinta-feira (25), as práticas agropecuárias predatórias, como a pecuária extensiva, e elogiou o modelo de agronegócio moderno desenvolvido em seu estado, que compatibiliza uma agricultura dealta produtividade com a preocupação de preservação do meio ambiente.
- Não basta sair plantando soja sem critério por todos os cantos. É preciso agregar a esse processo econômico esta componente fundamental, que é a preservação ambiental - disse.
Citando o sojicultor mato-grossense Otaviano Pivetta como modelo de empresário preocupado com a preservação ambiental, a senadora alertou para a necessidade do emprego de técnicas intensivas de exploração agropecuária, as quais permitam altos níveis de produção em áreas menores de terras.
Serysconsideroua cadeia do agronegócio fundamental para o desenvolvimento do país, devido a sua elevada capacidade de geração de empregos. Ela lembrou ainda que o setor viabiliza outras atividades como a fabricação de máquinas, defensivos agrícolas e fertilizantes, além de empresas de transporte e transformação.
No início de seu pronunciamento, Serys fez um apelo aos senadores pedindo a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
25/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys defende preservação ambiental com crescimento econômico
Osmar Dias diz que agronegócio pode se desenvolver com preservação ambiental
Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental
Presidente da Embrapa defende aumento da produtividade com preservação ambiental
Mozarildo defende pagamento a proprietários de terra por preservação ambiental
Jayme Campos defende equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento