Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu nesta terça-feira (11) "uma compensação financeira expressiva" a seu estado, o Amapá, em reconhecimento ao esforço que desenvolve para manter intactas grandes áreas florestais naquela parte da Amazônia. Ele afirmou que existe uma ampla preocupação social com a proteção da natureza no Amapá, o que lhe garante o título de estado mais bem preservado da região amazônica e a salvaguarda de 75% de suas terras, que são formadas por áreas indígenas e de proteção ambiental.
- O Amapá conseguiu conservar essa paisagem ao longo dos anos e, hoje, usufrui desse privilégio porque seu processo de modernização não foi agressivo - explicou Papaléo. - A densidade demográfica do estado sempre foi baixa e a ocupação de seus espaços não se deu de maneira irracional e predatória.
Papaléo Paes lembrou ter apresentado dois projetos complementares que, a seu ver, podem contribuir para garantir essas compensações ao estado do Amapá. Um deles, o PLS 319/05, determina que os valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental sejam integralmente revertidos ao Fundo Nacional do Meio Ambiente. O outro, PLS 320/05 altera esse fundo, buscando garantir prioridade aos projetos que tenham sua área de atuação em municípios que tenham parte de sua área dentro de parques nacionais.
- Nos últimos dez anos, o estado do Amapá plantou mais do que desmatou. Dessa forma, responsabilidade ambiental, floresta e sustentabilidade são as palavras mais ouvidas hoje em todos os âmbitos. O título de estado mais bem preservado é motivo de orgulho para todos nós e o Amapá deveria ser compensado por esse esforço - defendeu Papaléo Paes.
11/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo pede compensação ao Amapá pela preservação de 80% de suas florestas
Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá
Papaléo Paes saúda os 21 anos do Amapá
Papaléo Paes homenageia ex-governantes do Amapá
Papaléo Paes critica assentamentos do Incra no Amapá
Papaleo Paes critica o PAC: 'Não foi liberado nenhum centavo para o Amapá'