Serys defende universidade pública, gratuita e de qualidade
Em seu discurso em homenagem aos 45 anos da Universidade de Brasília (UnB), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu, nesta quarta-feira (25), o fortalecimento da universidade pública gratuita, laica e de qualidade. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso há 26 anos, Serys se disse convicta de que o desenvolvimento intelectual e tecnológico do país virá dessas constituições.
- Com todo o respeito pelas faculdades particulares, o ensino universitário público e democrático tem de ser expandido e se fortalecer - disse a parlamentar.
Serys mencionou o Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2005, pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em instituições privadas, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao programa.
A senadora também defendeu a criação nas universidades de um ambiente democrático, onde todos tenham seus direitos respeitados independentemente de gênero. E reforçou sua defesa de ações governamentais e privadas em prol da ecologia.25/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
(Flash) - Zona Leste terá primeira universidade pública gratuita
Serys defende verbas para a Universidade Federal do Mato Grosso
Serys defende programa federal para melhoria da Segurança Pública
Marco Maciel defende educação pública universal e de qualidade
Presidenta afirma que é possível ter saúde gratuita e de qualidade
Serys se solidariza com estudante expulsa de universidade