Serys defende verbas para a Universidade Federal do Mato Grosso



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou em Plenário que apóia o pleito de verbas da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Em discurso nesta quinta-feira (22), ela falou da necessidade da construção de um novo hospital universitário para a instituição e de recursos para a melhoria da estrutura da universidade.

O Hospital Júlio Müller, mantido pela UFMT, funciona num prédio pertencente ao governo do estado desde 1983, mas, de acordo com Serys, carece de mais espaço. Ela acrescentou que o hospital funciona apenas graças ao empenho dos funcionários da universidade, que fazem dele uma referência nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Serys também elogiou a política educacional do governo, dizendo que os investimentos, tanto nas instituições federais de ensino quanto na educação básica e fundamental, aumentaram na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela pediu agilidade aos senadores para aprovar a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que está na pauta de votação do Plenário (PEC 9/2006).

A senadora ainda defendeu a concessão de autonomia às universidades federais, o que lhes permitira flexibilizar a execução de seus orçamentos.

22/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys diz que criação da Universidade do Sul de Mato Grosso está próxima

SENADOR DEFENDE VERBAS PARA MATO GROSSO

BEZERRA REIVINDICA MAIS RECURSOS PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Serys defende reforma agrária em Mato Grosso

Bezerra defende universidade no norte do Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho defende juiz federal de Mato Grosso