Bezerra defende universidade no norte do Mato Grosso



Com o apoio dos municípios da região norte do Mato Grosso, foi encaminhada à Presidência da República proposta de instalação de campus universitário na região. O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) defendeu em plenário o projeto que, segundo ele, vai contribuir para diminuir as desigualdades regionais no país. Composta por oito microrregiões, com uma população de cerca de 600 mil habitantes, o norte mato-grossense é responsável por 25% da arrecadação do estado. Esta é, para o senador, uma das justificativas para a implantação da universidade.

- A presença da Universidade Federal do Mato Grosso atende aos anseios de uma região que se ressente de capacitação para impulsionar o aumento do desempenho econômico e a melhoria das condições de vida população - observou o senador.

Carlos Bezerra também aponta razões de ordem política e educacional para justificar a implantação da universidade. A principal é a necessidade de interiorização do ensino superior. Dados apresentados pelo senador indicam que, enquanto nas regiões Sul e Sudeste o sistema universitário oferece dez vagas para cada grupo de 100 jovens, nas regiões Norte e Centro-Oeste apenas cinco estão disponíveis.

O senador fez um relato da proposta pedagógica da instituição que prevê a articulação da dimensão técnico-científica com a dimensão política. Ele acredita que dessa forma será possível formar profissionais comprometidos com as questões técnicas, sociais e culturais da região.

05/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


BEZERRA REIVINDICA MAIS RECURSOS PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Carlos Bezerra defende incentivo à piscicultura em Mato Grosso

CARLOS BEZERRA DEFENDE MELHORIAS NA MALHA RODOVIÁRIA DO MATO GROSSO

Serys defende verbas para a Universidade Federal do Mato Grosso

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso

CARLOS BEZERRA QUER DELEGACIA DA ANP EM MATO GROSSO