Serys diz que não discriminou emendas de oposicionistas em seu relatório
Ao falar à imprensa sobre seu parecer ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2009, aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) negou ter feito qualquer tipo de discriminação rejeitando emendas dos parlamentares de oposição apresentadas ao texto.
Rebatendo acusação de senadores oposicionistas sobre a rejeição de suas emendas, Serys disse não acreditar em qualquer possibilidade de quebra do acordo firmado na CMO para a votação da lei de diretrizes orçamentárias por esse motivo.
- Houve um esforço muito grande por parte dos membros da comissão [para se chegar ao acordo]. Sou a relatora da CMO e tenho muita consciência do trabalho que fizemos. Em nenhum momento olhamos para nenhuma emenda para saber se era do parlamentar do partido A, B ou C. Nós buscamos avaliá-las realmente pelo que significavam para o estado - disse ela.
Comentando a retirada, das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do mecanismo de execução provisória de 1/12 para despesas em casos de calamidade pública, garantia da preços mínimos para alimentos e investimentos de estatais, Serys considerou sua decisão não apenas como fruto dapressão de partidos de oposição, mas, sobretudo, como prova da autonomia do Congresso Nacional frente ao Executivo.
Com relação aos 161 destaques apresentados ao seu substitutivo, ela observou que muitos deles já estão prejudicados devido ao acordo realizado com os líderes partidários pelo qual várias reivindicações foram garantidas.
02/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys: oposicionistas que pedem salário mínimo melhor defendiam reajuste menor no passado
Jucá diz que governo liberou verbas de emendas inclusive para oposicionistas
Oposicionistas anunciam voto em separado a relatório da CPI Mista dos Cartões Corporativos
Em carta a Azeredo, general indicado ao STM diz que nunca discriminou homossexuais
Serys sugere articulação de bancadas regionais na apresentação de emendas à LDO
Serys anuncia redistribuição de R$ 3,8 bi para atender emendas de bancada