Serys diz que PCdoB protagoniza as lutas do povo brasileiro
- Basta dizer que, desses 85 anos, o PCdoB e seus militantes foram obrigados a passar a maior parte na clandestinidade, muitas vezes perseguidos por regimes ditatoriais sem precedentes na América Latina e no Brasil. Foram anos de raras liberdades, tendo seus militantes que enfrentar o risco permanente de prisões, de tortura, de exílio e até de morte - afirmou.
Serys destacou o retorno do partido à legalidade, ocorrido durante o governo Sarney (1985-1990), e a eleição de cinco parlamentares constituintes que contribuíram para a elaboração da Constituição de 1988.
Com a volta das eleições diretas, em 1989, o partido estabeleceu uma coligação com o PT, aliança que veio a se repetir nas eleições presidenciais de 1994 e 1998.
Em 2004, integrou a coligação que conduziu Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e, pela primeira vez na história do país, afirmou Serys, ocupou postos na administração federal, ao ter dirigido o Ministério dos Esportes e da Articulação Política.
- Agora, após a reeleição de Lula, neste segundo mandato, o PCdoB tem insistido na necessidade de maior ousadia na implantação de um política econômica que priorize o desenvolvimento e o emprego - disse.
28/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys quer que governo do PT melhore qualidade de vida do povo brasileiro
Em visita de Shimon Peres, Sarney destaca contribuições e lutas do povo judeu
Rio de Janeiro sedia Campeonato Brasileiro de Lutas Associadas
Serys saúda aniversário de 85 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
ACM: QUEM NÃO COLABORA COM A CPI SABOTA O POVO BRASILEIRO
Sarney diz que PMDB é "o partido do povo brasileiro"