Serys elogia atuação e trabalho do Exército nas regiões de fronteira da Amazônia
Um grupo de parlamentares visitou a Amazônia para conhecer as bases das Forças Armadas, especialmente as do Exército, que estão localizadas nas regiões de fronteira com Colômbia, Bolívia, Peru, Guiana, Suriname e Venezuela. A comitiva, composta por 12 parlamentares, visitou os locais a convite do Comando do Exército e do Ministério da Defesa para avaliar as atividades desenvolvidas pelos militares e conhecer os problemas na região.
- O trabalho realizado pelos militares na região para defender a soberania e a integridade do território nacional deve ser mais valorizado. Nem mesmo as condições precárias fazem os heróis brasileiros desistirem de sua missão na preservação de nossos bens - disse a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), uma das integrantes da comitiva.
Para a senadora, é importante que o Estado brasileiro tenha informações sobre tudo o que acontece no país para que possa defender a soberania do Brasil e elaborar uma política de segurança e de recursos para as Forças Armadas atuarem nas fronteiras. -A Amazônia é dos brasileiros e tem que ser preservada pelos brasileiros, por isso o Estado precisa saber o número exato de estrangeiros nas regiões de fronteira e ter melhor preparo para a defesa da soberania nacional-, observou.
Segundo a senadora, calcula-se que vivam atualmente, nos 11 mil quilômetros de região fronteiriça, cerca de 10 mil estrangeiros, muitos dos quais pesquisadores em busca dos recursos naturais da região.
Além de Serys, participaram da comitiva a senadora Heloisa Helena (PT-AL) e deputados federais, que visitaram também comunidades indígenas e puderam constatar a integração dessas comunidades com os pelotões do Exército, segundo Serys. -A integração com a comunidade é total, o que reforça as palavras que sintetizam a presença do Exército na Amazônia: vida, combate e trabalho-, afirmou a senadora.
28/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
MALDANER ELOGIA ATUAÇÃO DO EXÉRCITO NA AMAZÔNIA
Pelotões de fronteira são os braços mais distantes do Exército na Amazônia
Azeredo cumprimenta Exército pela defesa da região de fronteira da Amazônia brasileira
Mozarildo destaca atuação do Exército brasileiro na Amazônia
Estados da Amazônia querem atuação conjunta com União nas áreas de fronteira
Nabor Júnior elogia atuação de presidente do Banco da Amazônia