Serys elogia melhorias na infra-estrutura em Mato Grosso



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (13), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) destacou a importância da iniciativa do governo federal de melhorar as estradas e levar energia elétrica ao norte do Araguaia, em Mato Grosso. Serys também defendeu a necessidade de investimento na agricultura familiar e em alternativas à monocultura, uma vez que essa prática deixa a economia da região fragilizada em relação às oscilações do mercado internacional.

A senadora esteve no fim de semana visitando a região do Araguaia, onde participou de um encontro com líderes locais na cidade de Porto Alegre do Norte. Ela relatou a dificuldade que os moradores têm para escoar a produção agrícola. Destacou que a BR-158 estava com as obras de asfaltamento paradas há mais de dez anos e que só em Mato Grosso faltavam mais de 400 quilômetros a serem pavimentados.

Serys destacou que o governo federal retomou as obras da BR-158 e também está levando energia elétrica à região, que até hoje depende de motores a diesel. A chegada da luz elétrica beneficiária 16 municípios do norte de Mato Grosso e os recursos, no montante de R$ 115 milhões, já foram liberados pela Eletrobrás, informou.

- Sem energia e sem estrada, não dá!- disse Serys.

A senadora ainda defendeu a necessidade de o estado continuar exportando soja, algodão e carne bovina mas também de estimular a agricultura familiar e outras alternativas de produção "que realmente tragam condições de sobrevivência com dignidade para todos". Serys lembrou que a monocultura é problemática, uma vez que o mercado é cíclico.

- Ficamos dependentes de um ou dois produtos e quando há quebra ficam todos em estado de pânico, desespero, como é hoje a situação dos produtores rurais em Mato Grosso. Atuamos permanentemente para buscar saídas e alternativas para manter a produção de Mato Grosso no mesmo patamar que vinha alcançando - afirmou.

Entre as alternativas econômicas para a região, além da monocultura, Serys sugeriu o biodiesel, a cana de açúcar, investimentos em projetos de manejo florestal e a venda de crédito de carbono.



13/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso

Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso

Serys pede melhora da infra-estrutura em Mato Grosso

Serys elogia juiz de Mato Grosso que determinou o fichamento de norte-americanos

Serys elogia programa que paga ao proprietário para preservar cerrado no Mato Grosso

Serys elogia vitória de Lula e pede mais recursos para Mato Grosso