Serys elogia participação da ministra Marina Silva em fórum internacional sobre mudanças climáticas
Ao discursar nesta terça-feira (26), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) lembrou a realização, na semana passada em Brasília, do Fórum de Legisladores do G8+5 sobre Mudanças Climáticas. De acordo com a senadora, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teve participação destacada no evento, do qual participaram mais de cem parlamentares dos países do chamado G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia) e das cinco principais nações classificadas como de economia emergente: África do Sul, Brasil, China, Índia e México. A senadora Serys e os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Renato Casagrande (PSB-ES) participaram do encontro representando o Senado brasileiro.
Também compareceram ao fórum, acrescentou Serys Slhessarenko, deputados e senadores do Congo, Camarões, Gana, e outros países africanos. No encontro, ressaltou a senadora, foi discutido um documento sobre as estratégias que darão continuidade ao Protocolo de Kyoto, cujos compromissos vão até 2012. Esse documento será levado como sugestão à reunião de cúpula do G8 a ser realizada no Japão em julho próximo.
Serys explicou que o documento inclui temas como biocombustíveis, desmatamento evitado e comércio de créditos de carbono, além de outras questões "fundamentais para a proteção do planeta Terra". O fórum foi organizado pela Organização Global de Legisladores para um Desenvolvimento Equilibrado (Globe, na sigla em inglês). Serys prometeu retomar o assunto em pronunciamentos futuros.
26/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina Silva fala sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em conferência de Direito Internacional
Serys relata participação em conferência internacional sobre mudanças climáticas
Parlamentares discutem agenda do Fórum Internacional sobre Mudanças Climáticas
Marina Silva diz que é urgente implantar a política nacional de mudanças climáticas
Suplicy aplaude seleção de vôlei e elogia ministra Marina Silva
Fórum Internacional de Mudanças Climáticas tem início nesta terça-feira